Declaração do ECF

A importância do compliance na declaração do ECF: saiba os benefícios de entregar os documentos

O ambiente tributário é complexo e exige a adoção de diversos recursos e documentos importantes para o setor. Um deles é o compliance tributário, que traz um peso essencial para o andamento da economia do país. Neste post, você irá entender a importância do compliance na declaração do ECF. Continue a leitura.

O que é o compliance tributário?

O termo “compliance” vem do verbo em inglês "to comply", que significa "cumprir, agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido".

Quando falamos de compliance tributário, isso significa ter "o dever de estar em conformidade e fazer cumprir leis, diretrizes, regulamentos internos e externos, buscando mitigar riscos atrelados às questões tributárias", ou seja, o compliance tributário é o conjunto de documentos que garantem conformidade nos processos diários, como tributos a serem pagos e entregues.

Benefícios do compliance tributário

Existem muitos benefícios ao fazer o compliance tributário e, dentre eles, o mais importante é o controle total de todos os processos do departamento fiscal. Outras vantagens de fazer o compliance são:
Organização: Ao fazer o compliance, é possível responder perguntas levantadas pelo setor fiscal da empresa, como: quantos impostos a empresa paga? Em quais datas? Quais são as informações enviadas para o fisco?, etc
Economia: Quando as obrigações são entregues de maneira correta e no prazo, diminuem a incidência de multas e a redução das despesas com esse tipo de pagamento.

A importância do compliance tributário na declaração do ECF

O compliance auxilia na avaliação e organização dos processos fiscais de empresas, para que elas estejam em conformidade com a lei e, por isso, muitas não conseguem estruturar suas áreas fiscais.

Portanto, o compliance tributário é a melhor alternativa para as empresas, minimizando inclusive os riscos de não cumprirem as obrigações acessórias necessárias (como o ECF, etc).

Uma das acessórias necessárias, a Escrituração Contábil Fiscal (ECF), funciona como uma forma de validação da apuração de Imposto de Renda - Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Uma das acessórias necessárias, a Escrituração Contábil Fiscal (ECF), funciona como uma forma de validação da apuração de Imposto de Renda - Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Para fazer esse documento, você pode (e deve) contar com a CMP! Para isso, não perca tempo e coloque esse tipo de serviço na sua empresa! Encontre a melhor opção com a CMP e contate-nos ou mande um whatsapp para a gente! Afinal, a proteção e cuidado com seus bens são fundamentais para nós.