Confira as principais mudanças no Simples Nacional:

Em 2024, o Brasil ultrapassou a marca de 60 milhões de CNPJs (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), revela pesquisa realizada pela BigDataCorp. Destes, 21 milhões de empresas estão no regime do Simples Nacional. Mas você sabe quais são as atualizações para essa categoria em 2025? Acompanhe com a gente as principais novidades:

Na Ponta do Dígito: + Tecnologia, + Segurança no Balanço das Irregularidades

Agora, o envio de informações pelos entes será feito exclusivamente por um aplicativo disponível no Portal do Simples Nacional, com acesso protegido por certificação digital. Essa automatização torna o processo mais seguro, ágil e padronizado, ajudando a evitar erros, fraudes e atrasos que eram mais comuns antes.
Até 9 de dezembro de 2024, a Receita Federal enviará aos estados uma lista de empresas (CNPJs). Os estados devem apontar irregularidades, como dívidas ou inconsistências cadastrais, até 31 de dezembro. Atualizações podem ser feitas até 30 de janeiro de 2025, e as empresas que resolverem pendências até 12 de fevereiro serão excluídas da lista.

Simples Assim: Últimos Ajustes e Comunicação Online no Simples Nacional

A partir de 14 de fevereiro de 2025, será definido quais empresas poderão aderir ao Simples Nacional. O Domicílio Tributário Eletrônico (DTE-SN) será uma ferramenta-chave nesse processo, facilitando o envio de termos de indeferimento e disponibilizando modelos e orientações no portal, tornando a comunicação entre estados e empresas mais prática e eficiente.