- 7 de junho de 2021
- Postado por: admin
- Categoria: Consultoria
Atualmente, nas empresas e organizações, tem-se falado muito sobre a cultura de compliance, no intuito de evitar corrupções e obter um bom índice de solvência.
Nos tempos contemporâneos, temos visto um aumento expressivo nos níveis de corrupção no nosso país e em outros setores econômicos. Em vista disso, muitas dessas empresas podem apresentar uma má reputação com os públicos(internos e externos) e ainda contam com o risco de ir à falência. Eis que surge o compliance!
O compliance é uma cultura de boas práticas, que visa transformar a sua empresa num ambiente mais saudável e anticorrupção.
Qual a origem do termo “compliance?”
A palavra vem do inglês, do verbo “to comply”, que significa seguir com alguma lei ou regra. Também tem a interpretação de estar ligado diretamente às condutas que uma organização segue e se suas ações estão coerentes com as regulamentações oficiais.
As vantagens da cultura de compliance:
1 – Estimular a satisfação dos funcionários e conscientizá-los
Após a implantação da cultura de compliance na empresa, é natural que gere um Código de Conduta internamente, devendo ser obrigatoriamente distribuído, no intuito de conscientizar os seus colaboradores.
2 – Reduz os custos
O compliance traz ótimos insumos para que sua empresa tenha uma economia financeira equilibrada. Pois, a partir do momento que há uma estratégia de análise no mercado, automaticamente você adquire números reais; e, por isso, o seu planejamento tende a ser melhor, reduzindo os custos de sua organização.
3 – A prevenção contra atos corruptivos
Com o compliance sendo implementado, a empresa começa a ter uma gestão mais saudável, visando o futuro do negócio. Consequentemente, a vigilância e a rigidez contra os atos de corrupção se tornam maiores, gerando resultados muito mais positivos.
4 – Ter a visão de reconhecer práticas ilegais em outras organizações
As boas práticas de compliance proporcionam uma visão mais ampla internamente, mas ela não para por aí. Durante o processo, a empresa passa a ter um olhar mais crítico sobre os seus concorrentes e as empresas em volta, e assim começa a obter um posicionamento mais crítico referente à moralidade.
Como posso implementar a cultura de compliance na minha empresa?
- Crie um planejamento de ação;
- Faça uma análise de riscos;
- Estabeleça um Código de Conduta;
- Crie um canal de denúncia interno e externo;
- Conscientize os seus colaboradores;
- Tenha uma comunicação clara e uniforme com todos os funcionários;
- Identifique os problemas e os corrija.
É fácil estabelecer todos esses tópicos na prática?
A resposta para essa pergunta é talvez. Pois, primeiramente, a empresa precisa ter um plano de ação muito claro e definido. Também é necessário estabelecer um horizonte com um objetivo alinhado a todos os colaboradores e membros da diretoria.
Conclui-se que a cultura de compliance vem para auditar e renovar as boas práticas dentro de uma organização. É um ótimo meio de evitar processos, sanções judiciais e o principal: manter um índice de solvência saudável.
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