Contabilidade e a sua importância empresarial durante a pandemia

A contabilidade pode ser uma incógnita para muitos, mas você sabia que ela é essencial para a nossa sociedade, principalmente durante a pandemia? Saiba qual é o papel da área contábil e como ela ajuda você e sua empresa!

Um profissional de contabilidade tem a função de estudar o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, para então registrar fatos e atos que podem afetar a dinâmica financeira da empresa.

Mas como a contabilidade ajuda uma empresa de fato?

É por meio desse estudo realizado que o profissional contábil toma suas decisões empresariais.

Os contadores atualmente se envolvem mais nos assuntos empresariais, passando a participar da gestão financeira da empresa, seja via consultorias ou até suporte, a fim de garantir que eles estejam de acordo com as leis. 

Assim, permitindo que foquem no objetivo principal: o crescimento.

Nesta situação, podemos dizer que o contador atua como sócio/analista da empresa, já que tem o dever de acompanhar em tempo real a evolução do negócio, para ajudá-lo nas tomadas de decisão e guiá-lo na solução dos problemas que irão surgir com seu desenvolvimento.

Qual a sua importância durante a pandemia?

Não há como assegurar que qualquer organização estivesse preparada para uma situação tão complicada!

A queda interminável dos ponteiros de desempenho foi profunda e acentuada, por isso um processo de retomada é bastante delicado e carece de muita atenção e delicadeza.

Sendo assim, o setor contábil se apresenta como um grande parceiro em busca por melhores soluções, dando atenção total ao que realmente necessita. Como, por exemplo:

  • Elaboração de cronograma de tributos 
  • Atualização às mudanças trabalhistas
  • Adequação às exigências fiscais também mostra-se vital nesse momento, visando desenhar a melhor ação frente aos tributos 
  • Orientações para solicitar créditos 

Em meio a diversas alterações, que visam a adaptação ao novo cenário, a figura do contador é de extrema importância! Devido ao fato de muitas legislações se adequarem para conter o crescimento do desemprego, cabe aos escritórios proporcionarem a melhor contabilidade consultiva.

Como se não bastasse todo o jogo de cintura necessário para a empresa se adaptar, ela também convive constantemente com um sentimento de incerteza, provocando dificuldade na administração de fluxo de caixa. Permitir que essas organizações sigam sem o devido suporte seria relegá-las à sua própria sorte.

Se você ou a sua empresa está precisando de ajuda, conte com a CMP

Temos certeza de que te ajudaremos!



×