Terceirização: o que é, quais são as vantagens e quando terceirizar?

Entenda como funciona a terceirização de processos em pequenas e médias empresas e quais são os principais benefícios para a gestão financeira.

Para fugir da crise econômica, empresas buscaram diversas alternativas para manter o negócio ativo e ter um controle maior sobre as finanças. Para atender às necessidades com mais eficiência e menos custo, uma das alternativas é a Terceirização de Processos, do inglês Business Process Outsourcing (BPO).

O que é e como funciona a terceirização?

Quando uma empresa deixa de exercer uma ou mais atividades dentro da organização e passa a comprar os serviços de outra, houve uma terceirização. Esse processo só ocorre entre duas empresas: a que terceiriza (contratante) e a que é terceirizada (contratada).

As empresas que têm interesse em terceirizar, buscam maior eficiência na fase de produção, possibilidade de atender outros potenciais clientes, facilitar a gestão empresarial e financeira, reduzir custos e encontrar meios de sobreviver a crises.

Vantagens da terceirização de processos

Com o apoio de especialistas, consultoria e assessoria, é possível fazer um planejamento de curto a longo prazo ao terceirizar. A implementação do BPO Financeiro permite que a sua empresa seja mais produtiva, ágil, focada e estabeleça um equilíbrio financeiro para todo o setor.

A terceirização de processos e do departamento financeiro ajuda a reduzir custos e, além disso, a descomplicar toda operação burocrática, como pagamentos ou organização de documentos.

Quando terceirizar?

O momento de tomar a decisão de contratar prestadores de serviços pode variar de empresa para empresa. É preciso avaliar, por exemplo, a situação atual da organização, quais são os objetivos e metas e se é realmente necessária uma mudança na empresa. Alguns pontos indicam o momento de terceirizar:

– Crescimento significativo da empresa e das demandas;

– Necessidade de otimizar processos;

– Cancelamentos de contratações;

– Dificuldades para atender às demandas em tempo hábil;

– Necessidade de reduzir gastos com folha de pagamento;

Entre outros sinais. Para ajudar nas tomadas de decisão, você pode contar com profissionais e especialistas em BPO Financeiro, como a CMP. Temos uma equipe com mais de 25 anos de experiência para te apoiar em toda operação contábil e garantir que você foque apenas no crescimento da sua empresa!



×